Os 12 Benefícios do Amendoim Para Saúde ( Veja Aqui )

Benefícios do Amendoim que você precisa conhecer. Além disso, O amendoim pode ser classificado corriqueiramente como castanha devido ao seu perfil nutricional, porém, ele pertence à classe botânica das leguminosas, ou seja, é parente do feijão, lentilha, ervilha etc. Iremos explorar a seguir os benefícios do amendoim, mostrando as propriedades para saúde e boa forma.

O nome científico da planta que produz o amendoim é Arachis hypogaea. Ela é nativa da América do Sul e cultivada desde a antiguidade, quando era muito importante para a dieta de populações nativas na América do Sul e no México, como os astecas.

Benefícios do Amendoim

O amendoim se tornou bastante popular em todo o mundo quando passou a ser cultivado em larga escala nos Estados Unidos, no século XIX.

Para Que Serve o Amendoim?

O amendoim pode ser consumido de várias formas e vêm ganhando espaço no mercado na forma de pasta ou manteiga de amendoim.

Como petisco pode ser consumido torrado e salgado ou sem sal. Pode ser adicionado a saladas e receitas doces e também salgadas, como por exemplo o frango xadrez, um prato oriental que leva amendoim.

A pasta de amendoim pode ser consumida com pão (o sanduíche de pasta de amendoim é extremamente popular nos Estados Unidos), em diversos tipos de receitas doces como recheios de bolos e tortas, cookies, sorvetes e misturada com banana e outras frutas.

Para quem treina e consome whey protein, a combinação da proteína com a pasta de amendoim também é muito boa, algumas marcas inclusive já comercializam a pasta de amendoim incrementada com a proteína do soro do leite.

A partir do amendoim é também extraído o óleo de amendoim e pode ser produzido um tipo de farinha.

Propriedades:

O amendoim é um alimento extremamente rico em gorduras e proteínas e com baixa carga de carboidratos, assim como a maioria das castanhas.

Por ter grande proporção de gorduras o amendoim pode ser considerado um alimento com perfil calórico alto.

Uma porção de 100g de amendoim fornece cerca de 560 calorias, sendo distribuídas da seguinte forma: 49 g de gorduras, 26 g de proteínas e apenas 16g de carboidratos.

Entre as gorduras, a maioria é monoinsaturada (52%), as poli-insaturadas são 33% e as saturadas 15%. O amendoim não contém colesterol.

O amendoim ainda é rico em vitaminas e minerais, incluindo vitamina E e vitaminas do complexo B, cobre, manganês, molibdênio, fósforo, magnésio, zinco, ferro e potássio. Contém também fibras solúveis e insolúveis.

Benefícios:

1. Controla o Açúcar no Sangue:

Um punhado de amendoim fornece 35% da quantidade recomendada de manganês , um mineral muito importante que nos ajuda a metabolizar carboidratos e gorduras.

Além disso, o manganês está envolvido na absorção de cálcio e ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.

2. Memória de Energia:

Nossa saúde mental e cognitiva também é beneficiada se comermos amendoim . O amendoim possui nutrientes essenciais, a vitamina 3 e a niacina, que proporcionam uma melhor saúde aos nossos neurônios , o que, em última análise, aumenta a capacidade de retenção de dados.

3. Protege a Saúde do Coração:

Pesquisas no campo da cardiologia mostraram que comer amendoim é frequentemente associado a uma menor incidência de doenças cardíacas.

Os antioxidantes e gorduras boas que essas nozes contêm, além de ácido oléico monoinsaturado, que é um dos principais nutrientes que protegem o coração.

4. Ajudar a Perder Peso:

Certamente pode ser surpreendente que um alimento particularmente gorduroso possa nos ajudar a perder peso.

No entanto, vários estudos descobriram que as pessoas que comem nozes algumas vezes por semana tendem a ter uma menor propensão a ganhar peso, comparativamente àquelas que raramente ou nunca as comem.

5. Antioxidantes:

Pesquisas recentes demonstraram que o amendoim contém quantidades consideráveis de antioxidantes, se aproximando das quantidades encontradas em amoras e morangos.

As substâncias com efeito antioxidante mais importante são os polifenóis, especialmente o ácido p-cumárico. A concentração desse ácido pode ainda ser aumentada em até 22% quando o amendoim é torrado.

Ele contém também vitamina E, outro potente antioxidante. Os antioxidantes combatem os radicais livres, cujos danos ao organismo levam ao envelhecimento precoce, doenças cardíacas, e até câncer.

Receita de Paçoca Light:

Ingredientes:

  • 250 g de amendoim torrado e sem sal
  • 100 g de farelo de aveia
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 4 colheres de sopa de açúcar light ou adoçante em pó culinário de sua preferência
  • 1 pitada de sal

Modo de Preparo:

  • Bater todos os ingredientes no liquidificador ou processador até ficar homogêneo.
  • Retirar e moldar, amassando a mistura até que fique no formato desejando.
  • O amendoim também é bastante utilizado para hipertrofia muscular associado a treino de força para ganhar massa muscular.

Contraindicações:

De modo geral, o amendoim é contraindicado apenas a pessoas que possuam alergia e em grandes quantidades. Grávidas devem consumir moderadamente, sob orientação de nutricionista.

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