Benefícios do Mel -Propriedades e Para Que Serve!

Benefícios do Mel -Propriedades e Para Que Serve este incrível super-alimento. Além disso, As propriedades e benefícios do mel são conhecidos e usados ​​por diferentes sociedades ao longo do tempo. Atualmente esta substância é um dos mais importantes adoçantes naturais primários, cujos benefícios vão desde um sabor agradável ao paladar, até a possível prevenção e tratamento de doenças.

Além dos benefícios na alimentação, o mel tem propriedades curativas que podem melhorar sua saúde.

Beneficios do Mel

Para aproveitá-las, consuma mel natural, já que os industrializados perdem em vitaminas e antioxidantes, e podem acabar sendo mais prejudiciais que o açúcar refinado.

Nos vamos revela todas as propriedades deste alimento rico e natural, para que você não hesite em adicioná-lo ao seu café da manhã!

Propriedades:

O mel é um produto natural obtido a partir do néctar das flores, coletado pelas abelhas. Ele é extremamente rico em diversos minerais e nutrientes, com destaque para o potássio e os carboidratos.

Seus benefícios variam de acordo o tipo, que é definido pela flor da qual a abelha coletou o néctar. O mel silvestre é a variação mais popular no Brasil, que tem forte ação antimicrobiana e antioxidante.

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos / Taco – versão 4, da UNICAMP, cada 100 g possui:

  • Calorias: 309 kcal
  • Carboidratos: 84 g
  • Cálcio: 10 mg
  • Magnésio: 6 mg
  • Manganês: 0,38 mg
  • Fósforo: 4 mg
    Ferro: 0,3 mg
  • Sódio: 6 mg
  • Potássio: 99 mg
  • Zinco: 0,2 mg
  • Tiamina: 0,11 mg
  • Vitamina C: 0,7 mg

Para Que Serve:

O mel é visto como alimento medicinal pelas principais medicinas tradicionais do mundo, como a Medicina Tradicional Chinesa e a Ayurveda, a milenar medicina indiana.

Para os chineses, o mel é um alimento de natureza neutra, que pode ser consumido por pessoas de todas as constituições e que serve para tonificar os órgãos, como o pulmão e o estômago.

Também no Ocidente, o mel é utilizado para curar úlceras estomacais, prevenir e tratar problemas respiratórios, cicatrizar feridas e queimaduras e ainda fortalecer o sistema imunológico.

O mel também serve como uma alternativa mais nutritiva ao açúcar e aos adoçantes. Estes últimos não são exatamente naturais, e o excesso de produtos químicos torna seu uso desaconselhável em longo prazo.

Já o mel pode ser utilizado sem trazer riscos à saúde, bastando para tanto que seu consumo seja feito com moderação.

Benefícios do Mel:

1. Trata a Acne:

Mel pode ser um produto muito eficiente para a acne. Para estes casos, o recomendável é que você aplique o mel diretamente na região afetada.

2. Regula o Açúcar no Sangue:

O mel melhora o funcionamento dos órgãos e tecidos essenciais, eliminando a glicose da circulação, portanto, reduzindo o nível de açúcar no sangue.

3. Melhora a Função Cerebral:

Os neurônios utilizam o cálcio para originar o sinal elétrico, e o mel ajuda a absorver e fixar o cálcio no corpo, favorecendo um correto desempenho cerebral.

Além disso, por ser um excelente recalcificante, ajuda também a prevenir a osteoporose e outros problemas ósseos.

4. Potencial Antibacteriano:

Devido às inibinas (peróxido de hidrogênio, flavonóides e ácidos fenólicos) presentes no mel, esta substância possui importantes propriedades como bactericida.

Essas propriedades também são atribuídas à presença de glicose oxidase. Por exemplo, um dos potenciais antibacterianos do mel pode ser importante para o tratamento da acne e para esfoliar a pele.

5. Fonte Natural de Antioxidantes:

Antioxidantes são substâncias naturais que impedem a formação de óxidos , o que, por sua vez, retarda a decomposição celular.

Nesse sentido, o consumo periódico de mel pode ser um importante suplemento alimentar na prevenção de doenças cardíacas, no sistema imunológico e nos processos inflamatórios.

6. Favorece a Digestão:

Quando combinado com outros produtos naturais, como suco de limão ou canela, o mel pode promover a atividade do sistema digestivo. Isto significa que ajuda a metabolizar os alimentos, prevenindo ou aliviando a indigestão do estômago.

Também foi atribuído para aliviar os sintomas de constipação e peso após refeições pesadas. Por essa razão, também foi atribuída a propriedade de prevenir o refluxo e ajudar a aliviar a diarréia.

Como Perder Peso Com Mel:

Para potencializar a perda de peso, experimente combinar o mel com canela em pó. O condimento é um dos melhores alimentos termogênicos para você adicionar à sua dieta de emagrecimento. Misture ½ colher de chá de canela a uma xícara de água fervente.

Deixe esfriar e acrescente uma colher de mel. Tome ao acordar, entre as principais refeições do dia ou antes de fazer exercícios aeróbicos;

Outra combinação eficiente para quem está de olho na balança é a do mel com limão. Tomar uma xícara de água morna com meio limão espremido e meia colher de mel logo ao acordar restabelece os níveis de glicose e “desperta” o metabolismo;

  • Para tratar ferimentos com mel basta aplicar de 15 a 30 ml do produto em uma gaze ou então passar diretamente sobre a área lesionada (cobrindo posteriormente).
  • Se optar por utilizar o mel diretamente sobre a pele, faça uma reaplicação a cada 12-24 horas. Já a gaze pode permanecer por 24-48h;

Bebês com até dois anos de idade não devem consumir mel, pelo risco de intoxicação com a bactéria Clostridium botulinum, que causa botulismo.

Recomendados Para Você: