Os 10 Benefícios do Repolho Para Saúde

Benefícios do Repolho que você precisa conhecer e usufruir deste incrível super alimento. Além disso, O repolho é um vegetal muito popular e é conhecido por suas propriedades medicinais . Entre eles, acredita-se conter substâncias químicas que previnem o câncer, a doença de Alzheimer ou o envelhecimento.

A história do uso medicinal do repolho remonta à Grécia Antiga, quando o suco fresco de repolho branco foi usado para tratar olhos doloridos ou infectados. Os romanos e egípcios bebiam suco de repolho antes das refeições para evitar intoxicação.

beneficios do repolho

Tipos de Repolhos:

Existem diferentes tipos de repolho, e estes podem ser consumidos crus ou cozidos. O sabor disso varia, mas são alimentos ricos em vitaminas, ferro e potássio e são amplamente utilizados em cozinhas de diferentes culturas.

Algumas das variedades mais populares de repolho são:

Couve – flor: Pode ter diferentes tonalidades (branco, roxo ou verde). Contém uma grande quantidade de nutrientes e uma baixa ingestão calórica.
Repolho Repolho: É o repolho clássico. Dois tipos podem ser distinguidos: os primeiros, com pequenos botões; e os atrasados, com botões maiores.
Repolho de Milão: Tem folhas características de cor verde escura ou clara. Geralmente é usado em guisados, sopas e outros pratos.
Repolho de Bruxelas: É originalmente da Bélgica, como o próprio nome sugere, e se destaca por seu pequeno tamanho.
Col Morada: Como seu nome também indica, suas folhas têm uma cor roxa, devido à presença de um pigmento chamado antocianina.

Benefícios do Repolho:

1. Trate a Acne:

O enxofre é considerado o “mineral da beleza da natureza”. Tem um efeito de secagem na pele que desempenha um papel decisivo contra a acne.

Além disso, é vital para a síntese de queratina, uma substância é essencial para cabelos saudáveis, unhas e pele. Também ajuda na limpeza do sangue e na remoção de bactérias e toxinas do corpo.

2. Previne a Perda de Cabelo:

Os sucos crus de Benefícios do Repolho e pepino são ricos em silício e enxofre, dois minerais essenciais para o crescimento e prevenção da queda de cabelo.

Combinar esses dois vegetais e aplicá-los diretamente no couro cabeludo (com uma massagem de 10 minutos) antes de ir para a cama é benéfico para evitar a queda de cabelo. Você pode realizar esse procedimento três dias por semana.

3. Favorece a Digestão:

O repolho é muito rico em fibras e ajuda o corpo a reter a água. A deficiência de fibras provoca constipação, que é a causa de muitas outras doenças e riscos para a saúde, como úlceras de estômago, dores de cabeça, cânceres gastrointestinais, indigestão, etc.

4. Melhora a Visão:

O Benefício do Repolho é uma rica fonte de beta-caroteno. É importante notar que o repolho vermelho tem quase 10 vezes mais conteúdo de beta-caroteno do que o repolho verde.

O beta-caroteno desempenha um papel importante no aumento da visão, especialmente na visão noturna, e ajuda a proteger o tecido ocular contra os danos dos radicais livres.

5. Melhora o Funcionamento do Cérebro:

Sendo rico em iodo, o repolho é benéfico para o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso. Este mineral também desempenha um papel decisivo na manutenção da saúde do sistema endócrino.

Da mesma forma, repolho de couve contém vitamina K e antocianinas que ajudam a manter a função mental e concentração em um nível adequado.

6. Ajuda a Emagrecer:

Como vimos, tanto o repolho branco como o roxo são pouco calóricos e muito nutritivos, uma ótima opção de alimento a ser incluído em seu plano de reeducação alimentar. Existe até uma famosa dieta da sopa que é feita com a hortaliça.

repolho

A presença de fibras proporciona uma sensação de saciedade, o que evita uma ingestão demasiada de comida ao longo do dia.

7. O Repolho Ajuda o Sistema Imune:

O sistema imune é responsável por proteger o nosso organismo de doenças. Os repolhos, sobretudo as variedades roxas, são excelentes fontes de vitamina C, que impulsiona a atividade das células brancas do sangue, principais células desse sistema de defesa.

Ademais, o nutriente é um ótimo agente antioxidante, ajudando a evitar também inúmeras doenças provocadas pelos danos oxidativos.

8. O Repolho Protege o Estômago:

Comer repolho previne doenças de estômago que afligem uma grande quantidade de pessoas pelo mundo.

Como vimos, os glucosinolatos presentes no repolho são convertidos a isotiocianatos. Pesquisas revelam que tais compostos auxiliam no controle da população bacteriana deHelicobcater pylori.

Estes micro-organismos ajudam a eliminar o muco protetor que reveste as paredes estomacais, o que deixa o órgão em contato com seus ácidos, provocando gastrites e até mesmo úlceras.

9. O Repolho Previne o Alzheimer:

O mal Alzheimer tem sido relacionado com o avanço da idade e o estresse oxidativo. Estudos indicam que a atividade antioxidante das antocianinas ajuda a evitar esta doença degenerativa.

A vitamina K também tem sido associada à prevenção Alzheimer, pois participa da síntese de esfingolipídios, lipídeos que são constituintes da bainha de mielina (envoltório que protege os neurônios).

10 É Bom Para Pele:

A grande quantidade de agentes antioxidantes no repolho (como as antocianinas, vitamina C, vitamina A, manganês) ajuda a minimizar os sinais de envelhecimento. Os radicais livres também estão associados ao surgimento de rugas e manchas senis.

Recomendados Para Você: