Cuidados ao Tomar a Chia! Isto é o Que Você Deve Saber Antes de Consumir Esta Famosa Semente!

Efeitos Colaterais da Chia Que Você Precisa Conhecer e ficar atento para não prejudicar sua saúde. Existem alimentos que fazem muito sucesso por causa de suas propriedades medicinais, mas pouco se fala sobre os cuidados exigidos no consumo.

Esse é o caso da chia (Salvia hispânica), que ganhou fama devido aos seus benefícios.

Ela é considerada como emagrecedora. Além disso, pode ajudar na redução dos níveis do colesterol e do triglicérides, no controle da pressão arterial, na prevenção do diabetes e outros problemas de saúde.efeitos colaterais da chia

Porém, apesar da extensa lista de propriedades, é preciso ter cautela ao ingerir a semente de chia. Após a popularização da semente, um grande número de pessoas acabou no hospital por comer a chia seca.

Ela é tem um potencial impressionante para absorver líquidos. Por isso, pode expandir o equivalente a 7 vezes o seu peso. Quando a semente incha, causa obstrução intestinal em vários consumidores desavisados.

De acordo com o site Diário de Biologia, um paciente de 39 anos correu sério risco após comer a chia seca.

Ele engoliu cerca de uma 1 colher cheia da semente e depois bebeu um copo de água. Assim, as sementes se expandiram no interior do esôfago, impedindo o paciente de engolir alimentos e até mesmo saliva.

Alguns Cuidados ao Tomar a Chia são indispensáveis. Apesar de ser uma das queridinhas da alimentação saudável, ultimamente uma série de pessoas têm se preocupado com seu consumo.

Cuidados a Comer Chia:

Em seco:

Um dos Cuidados ao Tomar a Chia é nunca consumir as sementes em seco. Isso porque quando elas se expandem no organismo, há o risco de ficar presa no esôfago.

Hipertensão:

Vale salientar que outro dos Cuidados ao Tomar a Chia se refere a hipertensão. Nestes casos, é preciso deixar de lado essa planta para que não se corra o risco de baixar a sua pressão arterial.

Caso você tenha interesse em ingerir a chia mesmo com essas restrições, é indispensável ter um acompanhamento contínuo de sua pressão e tirar as suas dúvidas com um médico.

Anticoagulantes:

Quem está fazendo tratamento com remédios anticoagulantes também deve ficar bem longe das sementes de chia. Isso porque os efeitos podem gerar hematomas pelo corpo e aumentar o risco de hemorragias.

Diabetes:

Os diabéticos também devem ter Cuidados ao Tomar a Chia. Isso porque quem precisa se tratar destas condições precisa reduzir a taxa de açúcar no sangue e a chia causa esse mesmo efeito. O que poderia resultar em uma queda excessiva do açúcar.

Diverticulite:

Evite se você sofre de diverticulose, já que a ingestão de fibras sob esta condição deve ser limitada e a chia é um alimento com alto conteúdo de fibras.

Cirurgia:

Quem está se recuperando de um processo cirúrgico no estômago, cólon ou intestino, incluindo obstrução intestinal, deve evitar a chia.

E se estiver ainda sofrendo com a diarreia, é melhor se recuperar antes de consumir a chia. Isso porque esse alimento ajuda a agilizar o processo digestivo.

Recomendados Para Você: