Hortelã-pimenta – Benefícios, Para Que Serve e Propriedades!

Hortelã-pimenta – Benefícios, Para Que Serve e Propriedades. Além disso, A Hortelã-pimenta é uma espécie da família Mentha, por isso que em algumas regiões é conhecida apenas por menta. Ela é uma planta muito antiga, com registros históricos do seu uso pela civilização do Antigo Egito.

Era usada tanto na forma tópica, para aplicar na pele, quanto para ingestão, em forma de chá ou do líquido puro extraído ao macerar as folhas.

Hortela-pimenta

Mais tarde mostrou-se útil para a medicina europeia e asiática e hoje estende-se por todo o mundo.

Propriedades:

As propriedades da Hortelã-pimenta incluem uma ação diminui os espasmos no estômago, vômito e enjoo, que melhora a circulação sanguínea, antibacteriana e antiviral, digestiva, descongestionante, anti-inflamatória, antioxidante, analgésica, tônica, desinfetante, anticonvulsiva, estimulante da produção da bílis e redutora da produção de gases.

Para Que Serve a Hortelã-pimenta?

Para ser tão popular durante tantos anos e em diferentes partes do mundo, a Hortelã-pimenta só pode oferecer muitos benefícios para a saúde. E de fato oferece, tais como:

  • Combate a náuseas;
  • Protege o sistema gastrointestinal;
  • Alivia dores musculares;
  • Refresca o hálito;
  • Alivia irritações na pele;
  • Alivia dor de cabeça;
  • Aumenta energia;
  • Descongestiona o sistema respiratório.

Benefícios:

1. Problemas Na Pele, Coceira e Urticária:

Pode ser usada no tratamento de problema na pele, pois tem uma ação anti-inflamatória e calmante. No tratamento destes caos é recomendada a utilização de óleo essencial, que pode ser aplicado diretamente na pele ou adicionado a água fervente para fazer inalações.

2. Excesso de gases e cólon irritável:

Ajuda a acalmar o intestino, e por isso pode ser utilizada para diminuir a produção de gases e no tratamento do intestino irritável.

Nestes casos é recomendada a utilização de óleo essencial ou de cápsulas de Hortelã-pimenta resistentes aos sucos gástricos, contendo extratos secos da planta ou óleo essencial.

3. Combate à Caspa:

O efeito antisséptico da Hortelã-pimenta ajuda a combater a caspa e também os piolhos. Além disso, estimula o couro cabeludo e desperta a mente. Misture o óleo no xampu e utilize pela manhã.

4. Estimulante Natural:

Em vez de tomar um energético quando precisa ficar acordado ou quando quer ter mais energia e concentração, escolha cheirar o óleo de hortelã.

5. Reduz o Apetite:

Cheirar o óleo de hortelã ou pingar umas gotinhas nas têmporas antes da refeição, especialmente no jantar quando se deve comer em menor quantidade, ajuda a inibir a fome.

6. Alívio de Dores Musculares:

Por atuar como analgésico, o óleo de hortelã relaxa os músculos, alivia dores de cabeça, dores nas costas e dores provenientes da fibromialgia. Para esses casos, ele deve ser aplicado no local e após deve ser feita uma massagem.

7. Combate o Diabetes:

Uma das propriedades que tem sido investigada recentemente é a atividade do mentol na regulação de lipídios circulantes na corrente sanguínea.

Em experimentos com ratos com diabetes induzido, a ingestão de extrato de hortelã reduziu os níveis de colesterol e triglicérides, o que pode indicar uma importante propriedade na prevenção do diabetes.

8. Atividade Antioxidante:

Ajuda a regular o processo de oxidação celular, devido às substâncias bioativas presentes nas folhas da hortelã. Essa ação antioxidante, por sua vez, previne os processos de inflamação e, em um consumo regular combinado com outros estilos de vida saudáveis, pode ajudar a prevenir doenças degenerativas crônicas (como diabetes e cardiovasculares).

9. Efeitos Antiespasmódicos e Analgésicos:

A ingestão e também o uso cutâneo de óleo de Hortelã-pimenta tem propriedades como relaxante muscular. Isso, por sua vez, permite amortecer as sensações dolorosas , uma questão que é atribuída à ação do mentol. Por esse motivo, as propriedades analgésicas são reconhecidas.

10. Favorece a Digestão:

Hortelã-pimenta pode ser eficaz no alívio de dores de estômago e indigestão. Os últimos geralmente são causados ​​pela permanência prolongada de alimentos no estômago, durante sua passagem para o trato digestivo.

Nesse sentido, a ingestão de óleo de Hortelã-pimenta com as refeições tem sido eficaz no aumento da velocidade de passagem dos alimentos ; o que significa que favorece a digestão.

Como Usar:

A Hortelã-pimenta pode ser usada na forma de chá com folhas frescas, secas ou trituradas da planta ou na forma de tinturas, de cápsulas com óleo ou extrato seco da planta ou na forma de óleos essenciais para a pele. Veja algumas receitas de chá com esta planta.

Recomendados Para Você: