Os 10 Principais Órgãos do Corpo Humano Que Você Precisa Conhecer!

Os 10 Principais Órgãos do Corpo Humano Que Você Precisa Conhecer! Nosso corpo não é uma massa homogênea e uniforme. Somos organismos complexos, sendo formados por um grande número de diferentes tipos de células, tecidos, órgãos e sistemas que, em sua totalidade, permitem nossa sobrevivência e adaptação ao meio ambiente em maior ou menor extensão.

Os órgãos do corpo humano são parte fundamental deste conjunto , existindo uma grande variedade deles em todo o corpo humano. Neste artigo iremos rever brevemente apenas isso, os principais órgãos do corpo humano.

Principais Órgãos do Corpo Humano

O Que é um Órgão?

Embora seja algo que a maioria das pessoas já conheça, é uma boa idéia fazer uma breve menção sobre o que consideramos um órgão, já que muitas vezes pode haver confusão entre esse conceito e o do tecido.

Consideramos como órgão qualquer conjunto de tecidos orgânicos associados que compõem um todo estruturado e organizado como uma unidade , podendo por si só realizar uma (ou várias) funções específicas dentro do organismo.

Geralmente os órgãos estão associados uns aos outros formando diferentes sistemas, que juntos regulam os diferentes processos ligados a funcionalidades fisiológicas e comportamentais específicas.

Embora praticamente todos os órgãos tenham sua função, a verdade é que nem todos são fundamentais para nossa sobrevivência, há alguns que são mais relevantes do que outros e até mesmo órgãos sem os quais é possível viver.

Da mesma forma, também possuímos alguns elementos herdados de nossos ancestrais cujo papel é meramente vestigial.

Principais Órgãos do Corpo Humano:

Há uma enorme quantidade de diferentes órgãos espalhados pelo nosso corpo. Embora tecnicamente mais de oitenta órgãos diferentes possam ser encontrados e classificados no corpo humano, neste artigo vamos nos concentrar em alguns dos mais fundamentais e reconhecíveis como tal.

1. Cérebro:

O chamado órgão-rei, o cérebro, é o núcleo do sistema nervoso e o encarregado de administrar o conjunto de funções corporais por meio do envio de sinais nervosos que governam o restante dos órgãos e sistemas.

Sua performance permite a vida (na verdade, a morte cerebral é considerada morte real) e o desempenho de qualquer tipo de comportamento. Percepção e movimento, assim como habilidades intelectuais, são produzidos por seu desempenho e funcionamento adequado. É formado por neurônios e tecidos gliais.

2. Coração:

Órgão composto de tecido muscular e núcleo do sistema cardiovascular, a principal função do coração é o bombeamento de sangue por todo o corpo.

Graças ao seu desempenho, podemos levar oxigênio e nutrientes para o resto dos órgãos e sistemas do corpo, permitindo sua sobrevivência.

3. Pulmões:

Os pulmões são outro dos principais órgãos do corpo e, neste caso, são o principal elemento do sistema respiratório.

Estes são dois grandes órgãos que ocupam grande parte do tórax e cuja função principal é obter oxigênio do ambiente para permitir a respiração celular enquanto elimina o dióxido de carbono e outros resíduos gerados pelo funcionamento do corpo.

Esses elementos são retirados dos pulmões para o resto do corpo ou dos órgãos para os pulmões através do sangue.

4. Estômago:

O chamado segundo cérebro é outro dos órgãos que permitem nossa sobrevivência. É o organismo responsável por diluir os alimentos que ingerimos graças aos ácidos presentes e aos enviados por várias vesículas e outros órgãos do sistema.

Graças ao seu desempenho, podemos digerir alimentos e, posteriormente, absorver seus nutrientes

5. Fígado:

Órgão importante do corpo humano e parte do sistema digestivo, sua ação nos permite metabolizar os nutrientes e as diferentes substâncias que consumimos. Também é essencial quando se trata de eliminar e eliminar elementos interpretados como prejudiciais ao corpo.

6. Pâncreas:

Outro dos órgãos mais importantes do corpo, o pâncreas, faz parte do sistema digestivo e endócrino. Aí diferentes enzimas e hormonas que permitem a gestão e regulação de diferentes elementos, como o nível glicémico através da insulina secretada pelos ilhéus de Langerhans, ou glucagon ou grelina segregada.

7. Intestinos (grossos e finos):

Os intestinos grosso e delgado são uma parte principal do trato digestivo, além do mais longo. Sua importância é crucial, já que ao passar o alimento previamente digerido no estômago eles são responsáveis ​​por absorver os nutrientes , de tal forma que permite a nossa sobrevivência.

8. Rins:

Elemento fundamental do organismo, estes órgãos permitem a purificação e filtragem do sangue de tal forma que toxinas e resíduos gerados pelo funcionamento corporal através do sistema excretor podem ser eliminados.

Além disso, permite a reabsorção do sangue para reenviá-lo através do sistema circulatório e atua como um elemento importante na homeostase do corpo e na regulação da pressão arterial.

9. Timo:

Este órgão (embora alguns autores considerem apenas uma glândula) faz parte do sistema imunológico e tem grande importância para a nossa sobrevivência.

E no timo, podemos encontrar o órgão onde os linfócitos T, essenciais para a defesa do organismo contra a agressão bacteriana e tóxico e que são gerados em substâncias estranhas células brancas do sangue da medula espinal, maduro e diferenciar.

10. Bexiga:

Uma parte importante do organismo é a bexiga, um órgão na forma de um pequeno saco que armazena a urina, um produto da filtragem realizada pelos rins, e que mais tarde permitirá a expulsão pela uretra.

Recomendados Para Você: